A cardiologia brasileira é, sem dúvida, uma das mais respeitadas do mundo, não somente pelo grande número de especialistas, mas pela qualidade dos seus pesquisadores e importância assistencial.

É também uma das áreas da medicina mais conhecidas pela sociedade, mais divulgadas nos meios de comunicação e mais evoluídas entre as especialidades, por causa de sua grande função de cuidar da saúde das pessoas e pelos investimentos em alta tecnologia.

Há um século, fruto da influência europeia, mexicana e americana, a cardiologia do Brasil cresceu e apareceu em importância e resultados. Temos grandes centros cardiológicos no país e poderíamos ter cientistas agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina, a exemplo de Carlos Chagas e Sérgio Ferreira, cujas pesquisas, mesmo sem serem cardiologistas de formação, influenciaram a cardiologia mundial.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), fundada em 1943, foi a catalisadora desse desenvolvimento. São 77 anos de uma trajetória longeva e, ao mesmo tempo, de dinamismo e modernidade, o que a tornou a maior sociedade de cardiologia latino-americana e a terceira maior do mundo, atualmente com mais de 13 mil associados.

Desde sua fundação, por Dante Pazzanese, a SBC atua com o compromisso de expandir e difundir o conhecimento na área da cardiologia, congregando médicos e profissionais da saúde que tenham interesse pela especialidade, estimulando a pesquisa e divulgando junto à sociedade civil os aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, sua prevenção e tratamento.

O grande desafio hoje é reduzir a mortalidade por complicações cardiovasculares, e esse tem sido o foco de atuação da SBC, que lembra que sua missão transcende as fronteiras estaduais, visando uma atuação nacional na prevenção e redução da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as do coração, o que é uma da metas mundiais, preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Devemos nos manter mobilizados no contexto desses objetivos, fazendo nossa parte nessa inconteste luta humanitária.

Em agosto, celebrando o Dia do Cardiologista e 77 anos da SBC, inauguramos um painel com a cronologia dos marcos científicos da cardiologia brasileira, em nossa sede no Rio de Janeiro.

Agora, fazemos um tributo a uma geração de ouro, a qual propiciou um dos orgulhos da medicina nacional, com a arte do pintor Flavio Tavares, que está recriando um século de cardiologia no Brasil, construída com o esforço de homens e mulheres que fundaram uma das mais respeitadas cardiologias do mundo.

A obra “No Coração dos Trópicos, no Coração do Brasil!” vai contar essa história, por intermédio da pintura que é a pura arte, e assim ajudar a fazer da medicina a ciência imortalizada em uma sinfonia de cores, luzes e sombras que ganham vida com a inspiração e o estilo ímpar desse mestre da pintura.

Um desafio é enfrentar o abismo branco da tela, somente com pincel e aquarela, convertendo-a em uma obra-prima. “No Coração dos Trópicos” é um poema aos cardiologistas e à cardiologia brasileira, que traz desde a mudança do perfil nosológico do brasileiro até a mudança no padrão assistencial. As Santas Casas foram paulatinamente substituídas por modernos centros hospitalares, inclusive no setor público, a exemplo do InCor. O universo de cores retrata o humanismo que deve sempre nortear o exercício da medicina, a pesquisa e a evolução dos tratamentos.

A pintura de óleo sobre tela, por meio de personagens reais e imaginários, conta a história do desenvolvimento da cardiologia brasileira, com suas influências no exterior e diálogo com ícones que construíram a medicina no país, como Carlos Chagas e Oswaldo Cruz, personagens centrais desse enredo, passando por Miguel Couto, que faz parte das lições da semiologia cardiovascular, e posteriormente grandes profissionais que contribuíram para a evolução dessa especialidade no Brasil – uma constelação de profissionais da medicina, que com tintas e pincel imortalizarão a cardiologia brasileira.

As cores da aquarela “No Coração dos Trópicos, no Coração do Brasil!” serão entregues nos próximos dias à SBC e trazem uma visão social da cardiologia com abrangência sem paralelo, o que faz dessa obra uma lição de saúde pública que merecerá, em futuro breve, reflexão mais profunda. É um mural que vai marcar época, encantar os que o conheçam e que contem para todos com quantos corações se faz uma grande nação.

 
 
 
 
  SBC publica protocolo para garantir segurança nos atendimentos a pacientes SBC publica protocolo para garantir segurança nos atendimentos a pacientes

Projeto busca diminuir o risco de contaminação da COVID-19 tanto para pacientes e acompanhantes, quanto para profissionais de saúde envolvidos nas atividades clínicas da cardiologia durante a pandemia.

Leia +

 
  Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial será apresentada no Congresso Brasileiro de Cardiologia Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial será apresentada no Congresso Brasileiro de Cardiologia

A DBHA 2020 é composta por 18 capítulos que trazem importante atualização ao tema e além da apresentação no evento, será publicada simultaneamente nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Leia +

 
  Cardiologistas debateram possibilidades e perspectivas da telemedicina Cardiologistas debateram possibilidades e perspectivas da telemedicina

SBC foi uma das entidades convidadas do Global Summit Telemedicine & Digital Health.

Leia +

 
  100 anos da Cardiologia no Brasil 100 anos da Cardiologia no Brasil

Projeto “Memória da Cardiologia Brasileira” convida associados da SBC a doarem ou emprestarem materiais que ajudem contar a história dessa especialidade no país. Documentos podem ser enviados para memoria@cardiol.br.

Leia +

 
  SBC e SBPT se reúnem com a Pfizer para debater reabastecimento de Champix Programe-se e participe dos Cursos de Ressuscitação Cardiopulmonar da SBC

Treinamentos são voltados para médicos, profissionais da saúde não prescritores e leigos, e ocorrerão de forma presencial seguindo os protocolos de segurança contra COVID-19.

Leia +

 
 
 
 
  Setembro é o mês de lembrar dos cuidados com o coração Adianta fazer uma hora diária de exercícios e passar o resto do dia sentado?

SBC é fonte em reportagem do Globo Esporte com dicas de como se movimentar em casa em momentos fora da malhação para evitar dores, lesões e trombose.

Leia +

 
 
  A dieta deve ser abordada no checkup médico A dieta deve ser abordada no checkup médico

"Orientações básicas sobre alimentação deveriam ser rotina para todo profissional de saúde que atua com a avaliação periódica de riscos", disse a caerdiologista Gláucia Moraes à Veja Saúde.

Leia +

 
 
  Vaso sanguíneo multiúso Vaso sanguíneo multiúso

Frederico Abreu, membro titular da SBC, colaborou em matéria do Correio Braziliense sobre dispositivo flexível e biodegradável, que poderá, ao ser estimulado eletricamente, restaurar tecidos vasculares e aplicar medicamentos em pacientes.

Leia +

 
     
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC

Leia +

 
 
     
  Ficará na história o 32º Congresso Baiano de Cardiologia

Leia +

  Afonso Nigro participou da campanha ‘Nós Cuidamos do seu Coração’ da SOCESP

Leia +

  Como a pandemia afetou nossos corações? Esse foi o tema da live que a regional PR promoveu para lembrar o Dia Mundial do Coração

Leia +

  47° Congresso Paranaense de Cardiologia & International Cardiology Meeting será de 5 a 7 de agosto de 2021

Leia +

 
     
  Departamento lança gratuitamente o Curso de Doenças Raras – Módulo 2

Leia +

 
  “Novas Diretrizes do DERC e Evidências Científicas Aplicadas na Prática Clínica” será tema principal do Congresso do DERC

Leia +

 
  Congresso SOBRAC 2020 terá plataforma interativa

Leia +

 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
Publicidade
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.