Há mais de sete décadas, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vem construindo uma sólida agenda científica para fortalecer, cada vez mais, a especialidade no Brasil. A difusão do conhecimento científico é um compromisso perene, principalmente por conta do cenário que temos de 18 milhões de óbitos no mundo/ano em decorrência das doenças cardiovasculares. No Brasil, anualmente são mais de 380 mil mortes por essas enfermidades. A cada 90 segundos um indivíduo morre do coração no país. E esse contexto somente se agravou com a pandemia do novo coronavírus.

Para superar o desafio de reduzir a mortalidade por complicações cardiovasculares, reafirmamos o nosso compromisso de levar educação médica continuada em cardiologia de qualidade a todos os médicos do país e, assim, cumprir um dos objetivos da SBC, que é a contribuição à qualificação profissional.

Assumimos o protagonismo na cena médica brasileira, participando ativamente da elaboração de diretrizes sobre diversos temas da especialidade, balizando à prática da cardiologia, com foco na melhor evidência científica disponível.

Fomos pioneiros entre as sociedades científicas ao apresentar, em 2011, a primeira diretriz de cardio-oncologia, um marco por se tratar de uma nova subespecialidade que surgiu na área de interseção entre a cardiologia e a oncologia a partir da necessidade de melhoria do cuidado, definição de prioridades e aprofundamento de estudos epidemiológicos que elucidem a fisiopatologia do dano da terapia do câncer ao sistema cardiovascular, permitindo o desenvolvimento de estratégias eficazes para prevenção e tratamento.

À época, também criamos um Grupo de Estudos em Cardio-Oncologia, voltado a promover cursos e disseminar conhecimento sobre o tema, que recebeu uma nova diretriz em setembro deste ano, durante evento on-line que realizamos com mais de 2.500 participantes.

O câncer tem alta prevalência na população, ocupando o segundo lugar na taxa de mortalidade no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, principal causas de óbitos em todo o globo.

A relevância epidemiológica das neoplasias e das doenças cardiovasculares impõe um olhar diferenciado sobre a capacitação de recursos humanos e vem mostrando que é necessário qualificar os especialistas para enfrentar esse grande desafio, sendo a formação no âmbito da residência médica o melhor caminho.

Encampada pela SBC, a cardiologia brasileira acaba de conquistar mais um feito importante: a aprovação, por unanimidade pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação (MEC), do Ano Adicional ao Programa de Residência Médica em Cardiologia na área de cardio-oncologia.

Com isso, os programas de residência médica em cardiologia, após o devido credenciamento pela CNRM/MEC, podem ofertar a opção de um ano adicional em cardio-oncologia aos médicos residentes que se interessarem por esse ramo da especialidade. Até então, a obtenção de conhecimentos específicos em cardio-oncologia somente era possível em estágios de complementação especializada ou em cursos de pós-graduação lato sensu, ofertados de maneira restrita. Com a aprovação do ano opcional, será possível o treinamento no âmbito da residência médica, em centros qualificados e com bolsas, permitindo melhor aproveitamento do residente.

Nos últimos anos, os notáveis avanços na terapia do câncer prolongaram a sobrevida dos pacientes, mas deixaram evidentes possíveis consequências da terapia oncológica, como a cardiotoxicidade, a qual pode ser diagnosticada e tratada precocemente.

Por conta deste chamado epidemiológico é importante fazer com que a cardio-oncologia seja disseminada no que se refere às suas práticas e que especialistas sejam formados para assegurar benefícios aos pacientes.

A SBC tem compromisso inenarrável com a qualidade da formação dos cardiologistas e sua certificação. Queremos, cada vez mais, ampliar o acesso ao conhecimento, que na cardio-oncologia, atualmente, é restrito. Trabalhamos, firmemente, para ofertar um programa de educação médica continuada amplo e o acesso a fontes de pesquisas de qualidade como o Clinical Key. As pautas de interesse público são o mote de nossa atual gestão.

E com a aprovação do ano adicional ao Programa de Residência Médica em Cardiologia na área de cardio-oncologia e a matriz de competência do treinamento na área, a SBC reitera que continua incansável na defesa e na promoção do conhecimento científico e evidencia que lidera a constante transformação da cardiologia em ciência que beneficia o paciente.

 
 
 
 
  Cardio-oncologia é aprovada na Residência Médica Cardio-oncologia é aprovada na Residência Médica

Aprovação ocorreu durante a 12ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Residência Médica, onde o presidente da SBC, Marcelo Queiroga, defendeu proposta baseada na relevância epidemiológica das doenças cardiovasculares e oncológica.

Leia +

 
  Prêmio Mérito SBC é entregue a destaques da cardiologia SBC lança treinamento de emergências cardiovasculares

TECA 360 é um curso da entidade desenvolvido em parceria com a Paciente 360®, única plataforma de simulação de casos clínicos com pessoas reais e tem como base a Diretriz Brasileira de Parada Cardiorrespiratória e Emergência Cardiovascular.

Leia +

 
  Professor Fausto Pinto, presidente eleito da WHF, recebe título de Sócio Honorário da SBC SBC e AMIB solicitam criação da área de cardiointensivismo

Entidades assinaram documento destinado à Associação Médica Brasileira. Com essa criação os especialistas neste segmento terão sua expertise devidamente reconhecida e podem registrá-la no Conselho Federal de Medicina.

Leia +

 
  ICJS recebe artigos com foco em doenças cardiovasculares em mulheres até 31 de dezembro ICJS recebe artigos com foco em doenças cardiovasculares em mulheres até 31 de dezembro

International Journal of Cardiovascular Sciences publicará edição especial, entre março e abril de 2021, inteiramente dedicada ao sexo feminino.

Leia +

 
  Simpósio celebra 50 anos da pós-graduação em cardiologia da UFRJ Simpósio celebra 50 anos da pós-graduação em cardiologia da UFRJ

Evento on-line, que contou com apoio da SBC, comemorou o desenvolvimento do conhecimento científico na área médica e na especialidade.

Leia +

 
  O adeus a Radi Macruz, um dos pais da cardiologia moderna no Brasil O adeus a Radi Macruz, um dos pais da cardiologia moderna no Brasil

Um dos grandes ícones da cardiologia nacional, marcou época quando ela começava a se firmar como especialidade médica, teve um papel fundamental na consolidação da SBC.

Leia +

 
  Radi Macruz: o legado de um ícone Centros de Parada Cardíaca aumentam sobrevivência da população que infarta

InCor é o primeiro hospital do Brasil e da América Latina a criar um centro especializado em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência.

Leia +

 
  Correios lançam selo personalizado em homenagem aos 77 anos da SBC Correios lançam selo personalizado em homenagem aos 77 anos da SBC

Lançamento ocorreu durante a inauguração do Espaço Carlos Chagas, na sede da entidade no Rio de Janeiro e traz a pintura “No Coração dos Trópicos”, que retrata os 100 anos da cardiologia brasileira.

Leia +

 
  Nova diretriz de hipertensão arterial traz mudanças no diagnóstico e tratamento Nova diretriz de hipertensão arterial traz mudanças no diagnóstico e tratamento

Documento foi apresentado no 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia digital, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em novembro.

Leia +

 
  A saúde plena do homem passa pelo coração saudável A saúde plena do homem passa pelo coração saudável

A conscientização pelo cuidado com a saúde masculina também está no controle dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Leia +

 
 
 
 
  Enzima no sangue de pacientes com Covid pode indicar mais dificuldade na recuperação Enzima no sangue de pacientes com Covid pode indicar mais dificuldade na recuperação

Reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, mencionou o artigo "Registro Multicêntrico de Takotsubo", publicado pelo ABC Cardiol.

Leia +

 
 
  Covid-19: sociedades médicas recomendam check-up no coração para retomar exercícios Covid-19: sociedades médicas recomendam check-up no coração para retomar exercícios

Portal Terra destacou que vírus pode causar sequelas no órgão e complicações podem até levar à morte; avaliação e eletrocardiograma devem ser realizados.

Leia +

 
 
  Cuidados com o coração: entidades brasileiras lançam orientações sobre volta aos exercícios após infecção pelo coronavírus Cuidados com o coração: entidades brasileiras lançam orientações sobre volta aos exercícios após infecção pelo coronavírus

BBC Brasil mostrou que levantamentos realizados no mundo calculam que até 16% dos pacientes com covid-19 apresentam algum tipo de complicação cardíaca.

Leia +

 
     
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC

Leia +

 
 
     
  SBC-BA lança o calendário de eventos 2021

Leia +

  SOCESP promove campanha didática com imagem do Papai Noel

Leia +

 
     
  Conexão SOBRAC: novo programa de podcast da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas

Leia +

 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
Publicidade
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.